icon-weather

Política Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 10:32 - A | A

Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 10h:32 - A | A

SESSÃO ORDINÁRIA

Câmara de Nova Mutum/MT aprova projetos de segurança e saúde e 16ª sessão é marcada por debate sobre requerimento

Rodrigo Caetano Nova Mutum/MT

A Câmara Municipal de Nova Mutum realizou na noite desta segunda-feira (26) sua 16ª sessão ordinária, que foi marcada por debates acalorados, aprovações de projetos e manifestações de servidores públicos. Sob a presidência de Lucas Badan Faria (UNIÃO BRASIL), os vereadores analisaram matérias legislativas e atenderam a demandas da população, em um ambiente que alternou entre consensos e debates políticos. A sessão legislativa, também foi de solidariedade, pois teve o retorno aos trabalhos do vereador Maciel Sousa (Republicanos), após ter ficado afastado por três semanas, em decorrência de um acidente de trânsito.

Deliberações legislativas

Os parlamentares aprovaram em primeira e única votação, uma matéria de relevância para a administração municipal. Após a mesa diretora apresentar um requerimento de trâmite em regime de urgência especial, o Projeto de Lei nº 017/2025, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP), fortalecendo as políticas de segurança, foi aprovado por unanimidade. Já o Projeto de Lei nº 018/2025, que permite a adesão do município ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso, medida que promete otimizar recursos, foi aprovado em primeira votação.

Em segunda votação, foram aprovados o Projeto de Lei nº 015/2025, que permite a cessão de uso de imóvel ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Carnes (SINTRATUM) e o projeto de lei nº 016/2025, que autoriza a contratação temporária de profissionais para o atendimento pré-hospitalar móvel, garantindo melhor estrutura para emergências de saúde. Os textos aprovados, seguem para a sanção do prefeito.

Requerimento gera debate intenso

O ponto mais democrático da sessão, foi a discussão do Requerimento nº 015/2025, de autoria do vereador Ricardo Schneider (PL), que solicita esclarecimentos sobre a instalação de aparelhos de ar-condicionado em repartições públicas. O debate se prolongou com argumentos contundentes entre o autor e o líder do governo, Altair Albuquerque (PP), que questionou a necessidade do documento, argumentando haver meios, como o Portal da Transparência, capazes de oferecer os elementos necessários à atuação do vereador . O presidente Lucas Badan Faria (UNIÃO BRASIL) interveio para defender o direito dos parlamentares:

 "O requerimento é instrumento essencial para o exercício do mandato. Como presidente, serei sempre um garantista desses direitos" afirmou o presidente do poder legislativo municipal.

Após intensa discussão, o plenário chegou a um consenso, aprovando o requerimento por unanimidade.

Indicações refletem anseios populares

Os vereadores apresentaram diversas indicações abordando temas cruciais para o município. Entre as propostas, destacam-se a extensão do vale-alimentação para aposentados, a equiparação salarial de instrutores de informática com outras categorias educacionais, e a construção de uma ponte no Rio dos Patos para melhorar o acesso às chácaras da região. Na área da saúde, foi sugerida a criação de uma campanha contra a gravidez na adolescência e a disponibilização de psicólogo para profissionais da área. Medidas de sustentabilidade, como a implantação de lixeiras para recicláveis em órgãos públicos, e de segurança, como o gradeamento obrigatório de terrenos em chácaras, também foram propostas.

Destac MT

_MG_7873.JPG

 

Manifestação silenciosa de servidores

Durante a sessão, servidores municipais da educação realizaram um protesto pacífico, exibindo cartazes que reivindicavam melhores salários, reconhecimento da insalubridade e um plano de cargos mais justo. A manifestação reforçou a pressão por respostas concretas do poder público às demandas da categoria.

Próxima sessão ordinária

Com as matérias aprovadas seguindo seus trâmites legais e as indicações encaminhadas ao Executivo, a sessão demonstrou o papel ativo do Legislativo na fiscalização e no desenvolvimento de políticas públicas.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Nova Mutum, está marcada para 2 de junho, quando novos temas serão debatidos em prol da população de Nova Mutum.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? 

Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do DESTAC MT pelo WhatsApp: (65) 9. 8454-6270.

Destac MT

_MG_7813.JPG

 

 

Álbum de fotos

Destac MT

Destac MT

Destac MT

Destac MT

Destac MT

Destac MT

Destac MT

Destac MT

Comente esta notícia