Hospital Hilda Strenger Ribeiro foi palco, na manhã desta terça-feira (20), de um momento de grande sensibilidade e solidariedade. Às 7h40, uma aeronave aterrissou em solo mutuense trazendo uma equipe médica especializada comandada pela Dra. Michelli Daltro. A missão: realizar a captação dos rins de um paciente que teve morte cerebral.
Segundo a médica, atitudes simples como comunicar à família o desejo de ser doador em caso de morte encefálica podem transformar vidas. Graças à generosidade da família do paciente e ao suporte oferecido pela estrutura do hospital, duas pessoas que aguardam na fila de transplante terão a chance de recomeçar.
Hallan Ribeiro, diretor da instituição, ressaltou que o Hilda Strenger Ribeiro vem se preparando desde o início de suas atividades para procedimentos como este, que demandam alta qualificação profissional e infraestrutura adequada para garantir total segurança e eficácia.
Este foi o segundo procedimento de captação realizado na história do hospital. Desta vez, o doador era um homem adulto. Em julho de 2023, na primeira ocasião, uma criança foi a doadora e beneficiou onze pacientes de seis diferentes estados.
Em nome de toda a equipe, Hallan agradeceu à família do doador pela nobre decisão: "Para nós, é um momento de muita alegria poder contribuir para que, em algum lugar do Brasil, um ser humano tenha uma nova chance. Esperamos que gestos como o dessa família se repitam e possamos salvar cada vez mais vidas", afirmou.