Vereadores de Nova Mutum/MT propuseram novamente a criação do projeto social “Polícia Mirim”, voltado à formação cívica, disciplinar e educacional de adolescentes com idades entre 10 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino.
A Indicação nº 166/2025 foi reapresentada durante a 20ª sessão ordinária de 2025, realizada na última segunda-feira, 23 de junho.
A proposta, de autoria dos parlamentares Maciel Souza (Republicanos), Jaiane Santos (PP), Altair Albuquerque (PP), Beatriz Correa (União Brasil), Anderson Mantovan (União Brasil) e Lucas Badan Faria (União Brasil), sugere que o projeto seja desenvolvido em parceria com o 14º Comando Regional e o 26º Batalhão da Polícia Militar.
O objetivo é oferecer aos jovens atividades que promovam cidadania, respeito às leis, civismo, educação ambiental e segurança no trânsito, além de fortalecer valores éticos e o senso de responsabilidade social por meio de campanhas educativas realizadas pela própria corporação.
O programa também prevê ações voltadas à recuperação da defasagem escolar, com a oferta de um curso preparatório de três meses. Após esse período, os adolescentes poderão ser encaminhados como aprendizes para empresas parceiras ou órgãos públicos, respeitando a compatibilidade com a carga horária escolar.
A indicação foi direcionada ao Poder Executivo e às secretarias municipais de Educação; de Cidadania e Assistência Social; e de Esporte, Lazer e Cultura. A proposta reforça o compromisso dos parlamentares com a promoção de políticas públicas que estimulem a inclusão, o desenvolvimento e a formação de jovens cidadãos em Nova Mutum.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do DESTAC MT pelo WhatsApp: (65) 9. 8454-6270.