O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou neste sábado (21) após os ataques do país às três principais instalações nucleares do Irã (leia o discurso na íntegra).
"Os Estados Unidos fizeram um ataque de alta precisão contra as três principais instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. Todos guardem esses nomes, porque foi um ataque com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana. Para que deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror", disse.
"Ou haverá paz ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias. Hoje foi o dia mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade".
A entrada dos EUA na guerra acontece após uma semana de combates aéreos entre Israel e Irã. Caças americanos bombardearam as instalações nucleares iranianas Fordow, Natanz e Esfahan.
Primeiro-ministro de Israel diz que decisão de Trump de atacar o Irã 'mudará a história'
Secretário-geral da ONU fala em 'consequências catastróficas'; veja repercussão
Israel x Irã: o que significa a entrada dos EUA no conflito
Trump classificou os ataques como "um grande sucesso" e o Irã como um "bully" (expressão como "valentão") do Oriente Médio.
"Durante 40 anos, o Irã repete 'morte à América, morte a Israel'. E agora nós estamos quebrando as suas pernas com essas bombas", afirmou.
Ele também parabenizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e os militares americanos e israelenses. "Nós trabalhamos para apagar, eliminar essa ameaça".
O presidente americano voltou a repetir que nenhuma outra força militar teria capacidade para fazer o que os EUA fizeram.
Segundo ele, o governo dos Estados Unidos fará no domingo pela manhã uma coletiva de imprensa no Pentágono, sede do Departamento de Defesa, para tratar dos ataques ao Irã.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do DESTAC MT pelo WhatsApp: (65) 9. 8454-6270.